20/04/2021 às 11:00
A simplicidade é um conceito muito particular apesar de ser amplamente conhecido. Cada pessoa tem um olhar específico para o que é simples de acordo com seus valores e sua história.
Ao recorrer ao dicionário, vemos que simplicidade é ausência de complicação. E nos dias de hoje não ter complicação é totalmente o oposto de simplicidade: é luxo! Nos tornamos seres confusos, complexos e sedentos de mais complicações. A nossa atual conjuntura quase nos força a complicar e detalhar o nosso dia a dia.
Ter simplicidade é se livrar da bagunça! E isso não é só organizar os armários e gavetas. É organizar a nossa bagunça interna, de sentimentos, pensamentos e sensações. Busque organizar-se internamente, acalmar o seu interior para que você consiga enxergar melhor o mundo a sua volta e caso precise de ajuda para isso não hesite em buscá-la.
A simplicidade é qualidade e não quantidade. Um dia cheio de tarefas não é um dia simples, é importante priorizar e saber dizer “não” àquilo que não estava programado ou que não está dentro dos seus objetivos.
Livre-se daquilo que está pesando na sua vida e aqui podem ser objetos, roupas, relações (quantas vezes mantemos uma relação de coleguismo sem motivo algum?!) e até as redes sociais (o famoso detox das redes! Se o perfil ou pessoal que você segue não faz mais sentido, deixe de seguir!). E livre-se também dos sentimentos ruins! Libere as emoções e lembranças negativas e deixe-as ir para que novas e melhores emoções possam habitar-te.
Trazer simplicidade para a nossa vida não é uma tarefa fácil, nem de perto, mas é extremamente satisfatório! E é um processo. Vá dando um passo de cada vez, organizando melhor a sua rotina, seu interior… Quando conseguimos deixar a nossa rotina mais leve e a nossa vida mais tranquila. Os nossos processos, pensamentos e decisões se tornam mais fáceis e nós mais felizes.