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O que é Mobilização de Sistemas

Por Neoinsight

A mobilização de sistemas (ou role modelling)  é um termo usado para explicar, resumidamente, a teoria do sociólogo Robert K. Merton,  que afirma  que o comportamento humano é baseado no espelhamento da forma de agir  de outros indivíduos que são referência para os primeiros. Ou seja, podemos dizer que é o modelo de passagem de um para ou outro. Quando um ser humano tem alguma atitude que agrada o outro, este passa a aplicá-la também.

Esse termo pode ser classificado como uma habilidade voltada para relacionamentos humanos e está dentro do grupo das ditas competências interpessoais, que englobam  questões de relacionamento, empatia e respeito. Esse grupo de habilidades é o que o mercado de trabalho vem buscando para o futuro, segundo a pesquisa McKinsey Global Institute (2021).

Quando falamos de mobilização de sistemas, estamos sintetizando habilidades relacionadas à entendimento de necessidades e alocação de esforços. Aquele que consegue desenvolver, praticar e aplicar essa competência no dia a dia apresenta um comportamento mais voltado para liderança e resolução de problemas.  Para começar a praticá-la no dia a dia é preciso:

  • Compreender modelos de comportamento (role modeling): Saber identificar os padrões de comportamento que são inspiradores para o grupo de trabalho. Através da observação das referências, entendendo o quê  ou quem faz a equipe ser motivada e unida, e com isso, agregar ao seu próprio comportamento esses valores para que consiga incentivar o time a manter o bom ritmo.
  • Criar relações  “ganha-ganha”: Isso faz parte da estratégia de motivação, saber avaliar as situações e mantê-las em uma relação onde fiquem claros os ganhos de cada um é fundamental para manter a motivação individual e de uma equipe.
  • Desenvolver uma visão inspiradora: Esse é um ponto que precisa ser iniciado no autoconhecimento para depois partir para uma exploração do grupo, percebendo aquilo que faz com que o time mantenha-se unido, disposto e capacitado para o dia a dia. Ao se conhecer melhor você consegue desenvolver formas de incluir no seu dia a dia atitudes que sejam inspiradoras para quem está à sua volta.
  • Ter domínio da gestão organizacional: Saber desenvolver e conduzir pessoas e processos é a chave para que os projetos sejam executados com sucesso e os ganhos sejam visíveis para todos. Por isso, essa habilidade deve ser desenvolvida em parceria com as outras 3 citadas acima, pois a partir delas, conhecendo melhor a equipe, sendo uma inspiração e sabendo negociar os ganhos de cada um, é possível aplicar uma gestão eficaz.

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