Neoinsight

Implementando o Onboarding em 6 passos

Por Neoinsight

14/07/2021 às 16:00

Todos a bordo!

O termo em inglês onboarding significa “embarcando” e dá nome ao processo de apresentar a empresa aos novos colaboradores recém chegados. Esse processo é essencial para alinhar a rotina e os valores da companhia.

O onboarding não é somente uma apresentação da empresa e nem um papo sobre a rotina de trabalho e as necessidades e objetivos da companhia, essa etapa é fundamental para capacitar quem está chegando para que consiga exercer a sua função de maneira eficiente e alinhada com a cultura da empresa. O processo de onboarding deve ser bem planejado e executado contemplando 4 fases: orientação, supervisão, acompanhamento e treinamento.

Um jeito interessante, leve e divertido de fazer o onboarding é gameficando o processo, fazendo dele um grande jogo, com fases bem definidas e participação de todos. Não transforme esse processo, em hipótese alguma, em uma palestra chata e longa.

 

  1. Comece contando a história da empresa

Tenha um storytelling bem definido e estruturado, como um TED, onde a narrativa é baseada em histórias e não passando de ponto a ponto. Fale da fundação da empresa, conquistas, dificuldades e mudanças de forma enxuta e fluida.

Para ajudar, use recursos visuais como imagens, gifs, mini vídeos e frases marcantes. Baseie-se em manter um tempo de 15 minutinhos no máximo. Nada de se alongar muito!

 

2. Fale além do negócio

Conte como o propósito da empresa, sobre o que motiva de fato sua existência. Nenhuma empresa existe pelo fato de obter somente lucro, ele é parte importante e fundamental, mas não é só isso! Conquiste a confiança e parceria do novo colaborador, mostre que o propósito não é só obter dinheiro, que existe muito mais por trás.

Aqui, aproveite e fale sobre a missão, valores e visão do empreendimento.

 

3. Diga o que pode e o que não pode

Toda empresa tem um conjunto de regras, mesmo que de forma implícita. Neste momento fale sobre o que é permitido, o que não é e quais as consequências.

Pode chegar atrasado? Trajes informais são permitidos? Lanchar no horário do expediente?

Se tiver um código de conduta, apresente-o neste momento.

Mas lembre-se que muitas regras podem limitar a criatividade dos colaboradores, por isso, somente desenvolva uma regra se for extremamente necessário.

 

4. Apresente pessoas e as estratégias

Em grandes empresas não dá pra apresentar todo mundo, mas então como fazer essa apresentação? Para isso, concentre-se nas pessoas com que o recém contratado irá interagir com mais frequência, como colegas de trabalho e superior imediato.

Se o quadro de funcionários for menor, uma breve reunião de boas vindas é sempre interessante para estreitar mais os laços!

 

5. Deixe claras as atribuições e benefícios

Seja minucioso quanto a quais são as responsabilidades do cargo: quem são as pessoas às quais irá se reportar, seus subordinados, quais são os processos mais importantes e quais são as possíveis flexibilidades. Para isso, conte com o superior imediato do colaborador para trazer mais detalhes.

Também fale dos benefícios do cargo: adicional por insalubridade, como funcionam os benefícios, qual o salário e rotina de pagamento etc.

 

6. Mostre as instalações físicas e online da empresa

Dê um passeio pelo local de trabalho com o funcionário, não o deixe perdido!  Ele deve se sentir em casa, já que irá passar, pelo menos ⅓ do dia no ambiente de trabalho.

Mostre a quais setores ele deverá ir, onde fica a mesa dele, banheiros, copa, etc.

Além do espaço físico, mostre o espaço virtual. Qual a rede utilizada? Tem espaço na nuvem? Qual o provedor utilizado?

 

Em tempos de pandemia, o onboarding virtual tem sido uma solução inteligente para receber os novos colaboradores e com a adesão cada vez maior e a latente possibilidade de as empresas manterem o trabalho remoto. Ele funciona através de plataformas online e pode ser uma ferramenta de grande auxílio aos gestores. 

 

Um onboarding bem executado aproxima ainda mais o colaborador de alcançar o seu máximo potencial dentro da empresa. O processo de integração bem-feito faz com que o novo empregado sinta-se realmente parte do time, o que influencia em sua produtividade, lealdade e espírito de equipe. Logo, toda a organização é beneficiada.

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