Neoinsight

Criando o seu planejamento de carreira. 6 passos fundamentais.

Por Neoinsight

20/04/2021 às 11:00

Um dos maiores diferenciais que você pode ter no mercado de trabalho é ter o seu planejamento de carreira bem definido.

Quando você define onde quer chegar e quais são as etapas da sua jornada, você se torna um profissional mais focado, seguro e antenado, buscando sempre alcançar os próximos passos do seu objetivo. E isso é algo que o mercado busca constantemente.

Um plano de carreira envolve acima de tudo autoconhecimento. Pode parecer estranho, mas é fundamental que você tenha noção do que você precisa e almeja, por isso, quando for começar a elaborar o seu plano de carreira, isole o seu pensamento, pense de fato em você (e isso não é egoísmo!). Busque definir o seu, somente seu, objetivo.

Para montar o seu plano de forma simples e eficiente, separei 6 passos para você construir o seu caminho profissional!

 

  • Pare e pense!

O primeiro passo é ter bem claro qual é o seu objetivo de carreira. Onde você quer chegar, quais cargos você quer ter, qual salário, benefícios e sensações.

Aqui é importante distinguir os objetivos profissionais dos pessoais, claro que eles fazem parte de um todo que é a sua jornada, a sua vida e podem se completar no caminho, mas para o seu plano de carreira é importante ter seus objetivos profissionais.

  • Defina os objetivos.

É importante ter isso muito claro. Para isso, escreva de forma clara o que você quer, de preferência use frases curtas.

  • Separe metas para cada objetivo.

Os seus objetivos podem ser partes menores do seu objetivo macro, então, para cada objetivo, defina como você irá trilhar o seu caminho até ele. Coloque metas que estejam dentro das suas capacidades e dentro do seu tempo.

  • Saiba o que depende de você e o que depende dos outros.

Separe tudo aquilo que depende diretamente do seu esforço e o que depende de terceiros. É importante ter em mente que nem tudo depende de você! Ter isso bem claro vai te ajudar a não ter frustrações por causa de outras pessoas.

  • Estabeleça prazos.

Esses prazos são só seus! Leve em consideração sua rotina, necessidades e habilidades. 

  • Faça revisões periódicas.

O seu plano de carreira pode sofrer alterações, melhorias e atrasos, isso é completamente normal! Por isso, é importante visitá-lo e revisá-lo de tempo em tempo. Nestas revisões é importante levar tudo, absolutamente tudo em consideração, sejam imprevistos, problemas, necessidades, mudanças. Se você preferir, anote tudo que for sendo feito dentro da janela de ação para analisar depois.

Uma dica bacana é usar o método OKR para as suas revisões!

O planejamento de carreira não é algo totalmente sólido e imutável! Ele pode sofrer ajustes e mudanças e ter refações. Se no meio do caminho você resolveu mudar o seu objetivo final, tudo bem! Reveja o seu plano e ajuste a sua rota!

Se você tiver alguma dificuldade em saber qual é o seu objetivo principal, onde você quer estar no futuro, o processo de coaching de carreira pode te ajudar a idealizar os seus objetivos e como torná-los realidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *