Neoinsight

O simples é muito

Por Neoinsight

12/05/2021 às 16:00

O home office se popularizou no último ano por conta da pandemia de Covid-19, mas algumas empresas acreditam que o formato de trabalho irá se manter, ainda que de forma híbrida, mesmo após o controle da doença. Com isso, o mundo precisou se adaptar ao novo método e local de trabalho e, após mais de um ano de isolamento social, muita gente mudou de emprego e precisou criar novos relacionamentos de trabalho a distância.

Se você mudou de trabalho ou está pretendendo mudar, aqui vão algumas dicas para que você desenvolva boas relações dentro do seu novo emprego.

 

1. Fale com alguém todos os dias sobre temas fora do trabalho.

Logo no início de um novo emprego você pode não conhecer ninguém para já sair puxando papo (ou até pode, vai depender do quão extrovertido você é!). Por isso, aproveite os instantes antes do início da reunião para conversar e conhecer melhor seus novos colegas.

O bom e velho momento do cafezinho para colocar o papo em dia é importante para manter e criar relações de amizade. Esses momentos acontecem de forma natural no modelo presencial de trabalho, em tempos de trabalho remoto é preciso tomar a iniciativa e puxar esses assuntos. Só porque vocês estão em espaços diferentes não quer dizer que não possa conhecer mais seus colegas!

 

2. Separe um tempo para socializar.

Você pode fazer esse momento acontecer aproveitando reuniões, por exemplo. Chegue um pouco antes de começar para conversar com as pessoas conforme elas forem entrando e, ao acabar a reunião, não volte direto para o trabalho. Fique alguns instantes ali batendo um papo e, se possível descontraído, evite emendar em temas de trabalho.

Ah! E se você sente receio em atrapalhar a produtividade de alguém, comece com algo como “Se você não tiver algo urgente para fazer, eu adoraria saber como foi seu final de semana!” ou ainda, tentar um outro horário “Se não puder falar agora, vamos falar depois?”

 

3. Tenha uma boa conexão de internet.

Em tempos de home office isso é primordial! 

Se você tem uma internet não confiável, que falha e deixa a sua tela travada na hora da chamada de vídeo, você não consegue trabalhar direito, o que dirá socializar!

Por isso, se puder invista em uma boa internet. 

 

4. Seja claro na sua comunicação.

São muitas pessoas trabalhando em lugares diferentes, em situações diferentes (com filhos, com pais, casa cheia, casa vazia…). Dessa forma é essencial que você evite ao máximo “ encher linguiça”, vá direto ao ponto!

Outra dica super interessante é que você pode dar mais informações do que o necessário. Faça uma parte extra com referências, imagens, links, e até outras informações mesmo, que possam vir a ser úteis. Daí, vai de cada um chegar a esta parte ou não!

E, por fim, mas não menos importante, se puder, use emojis, gifs e imagens! Isso vai ajudar as outras pessoas a entenderem melhor o sentimento que você está passando naquela mensagem.

 

O trabalho em equipe requer sincronia, empatia e respeito. Para que a rotina flua bem é necessário conhecer e ter um relacionamento amistoso com seus colegas de trabalho, assim fica mais fácil de trabalhar e a equipe se torna mais colaborativa.

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