Quando iniciamos no mercado de trabalho temos expectativas em alcançar nossos objetivos a longo prazo, aquele cargo ou posição que sonhamos logo que escolhemos a profissão, uma imagem ideal do que seria o sucesso na carreira. É muito importante que tenhamos essa meta firme na nossa mente, só que é mais importante ainda que seja elaborado um plano para que possamos entender e traçar o caminho até o nosso objetivo.
O plano de carreira é um guia, um mapa que auxilia e mostra como será o caminho até o sucesso. Através dele conseguimos medir e entender quais são as necessidades, expertises, experiências, melhorias e ajustes necessários nesta jornada. Além de nos trazer a sensação de progresso que é fundamental para que sejamos firmes no percurso.
Montar um plano de carreira não precisa ser um bicho de sete cabeças e nem um mega documento assustador e complexo. Ele pode ser montado por um especialista, como um gerente de RH ou um coach de carreira e até um psicólogo, entretanto, você pode se aventurar e montar um sozinho através de um passo a passo simples, mas muito eficaz:
a) Comece pelo seu objetivo
Para começar, você vai precisar de um componente muito importante: autoconhecimento.
Você precisa estar certo do seu objetivo final para que possa definir suas metas e prazos de forma clara e objetiva e não perder o foco ao longo do caminho.
b) Faça uma pesquisa do que é necessário para chegar ao seu objetivo
Liste tudo aquilo que você irá precisar para alcançar seu objetivo, se tiver dúvidas, faça uma pesquisa profunda. Você pode procurar por perfis de pessoas que possuem o cargo que você quer ter hoje e ler sobre sua jornada.
c) Faça uma autoanálise
Você vai precisar saber muito claramente como você está hoje, quais são seus pontos fortes para desenvolvê-los, suas fraquezas para melhorá-las e seus potenciais. Você pode usar a técnica da matriz SWOT para te ajudar.
d) Priorize, pois você não irá dar conta de tudo de uma vez.
Depois de entender quais são suas necessidades e o seu status atual é hora de priorizar para onde você irá olhar, pergunte-se: “Quais competências serão mais úteis neste momento para que eu alcance meu objetivo?” Lembre-se que existem steps até o seu objetivo final que podem ser cargos, cursos ou experiências.
Você pode usar a Regra de 3 para te ajudar neste momento:
Pense em cada habilidade a partir de 3 critérios:
e) Defina prazos
Com tudo isso mapeado chegou a hora de colocar prazos para cada uma das suas tarefas e metas para aquele objetivo.
Lembre-se de ser realista e gentil consigo mesmo na hora de colocar as datas, não irá adiantar nada querer tudo correndo e não respeitar suas pausas e seu ritmo!
f) Revise
Nunca esqueça de fazer revisões do seu plano. Coloque marcos dentro do seu cronograma para avaliar a sua jornada, faça melhorias e ajustes conforme forem necessários. As mudanças vão acontecer e é importante que você se adapte à elas sem perder o foco!
O seu plano de carreira pode ser feito em um caderno, planner, app ou até uma folha de papel, é importante que seja confortável visualmente e organizacionalmente para você!