Neoinsight

Planejando o nosso sonho

Por Neoinsight

07/01/2021 às 16:00

Para onde quero ir? Quem eu quero ser? Todo planejamento começa com essa pergunta. Se não sabemos qual o nosso objetivo, vivemos à deriva, ao sabor dos ventos. E para decidir qual o nosso objetivo, precisamos olhar um pouco para os nossos valores mais profundos. O que é que nos motiva.

E encontrar o nosso propósito. Qual o legado que queremos deixar. O meu propósito, e também o da minha empresa é “criar ambientes onde as pessoas construam sonhos, negócios e relações que tornem o mundo melhor para todos”. Tudo o que eu faço está de alguma forma ligado a esse propósito. E o seu? O que você realmente quer? Aqui neste vídeo, tem uma bela lição de propósito, estratégia e alcance de objetivo: https://www.youtube.com/watch?v=Fz1q8NWbExc&feature=youtu.be

O segundo passo é examinar muito bem onde estamos e quem somos hoje. É um passo de introspecção, em que vamos olhar para o fundo de nós mesmos, ou da nossa empresa, para fazer um planejamento adequado. Quais as nossas forças? Quais as nossas fraquezas? Como está o ambiente externo? Que oportunidades temos? Que ameaças vamos encontrar?

Uma ferramenta que costumamos usar para isso, é a análise SWOT (ou FOFA), que examina exatamente isso: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. O terceiro passo é definir como vamos chegar ao nosso objetivo. Já sabemos quais as forças e fraquezas que temos e também quais são as oportunidades e ameaças.

Agora é descobrir quais são as diferenças entre o que somos hoje e o que queremos ser. Encontrar as opções que temos para aproveitar as nossas oportunidades e neutralizar as ameaças. Descobrir o que precisamos desenvolver. Quem são as pessoas que vão nos apoiar nesse caminho, quais os recursos de que vamos precisar. Como vamos obter esses recursos, e assim por diante. E depois, estabelecer qual o passo a passo necessário para sairmos de onde estamos e chegarmos aonde queremos ir.

Chegou a hora de desenhar as metas ou objetivos intermediários. E vamos precisar saber também se nossos objetivos são eSpecíficos, Mensuráveis, Alcançáveis, Relevantes e têm um Tempo (prazo) definido. Ou seja, se atendem as condições SMART. Essa é uma das ferramentas que usamos em planejamento, para verificar se estabelecemos boas metas.

Nossas metas estão boas?  Então é partir para organizar o plano, etapa por etapa. O que precisamos fazer para atingir cada objetivo, quais tarefas? Por que precisamos fazer isso? Quem ficará responsável por fazer isso? Onde isso deve ser feito? Quando deve ser feito? Como deve ser feito (procedimentos, processos, etapas)? Quanto vai custar, ou que recursos serão necessários? Essas perguntas fazem parte de uma outra ferramenta de planejamento chamada 5W2H, em inglês What (o que), Why (porque), Who (quem), When (quando), Where (onde), How (como), How much (quanto).

Quando temos todas essas respostas, temos um plano de ação. E com ele em mãos, só precisaremos agora acompanhar cada etapa e avaliar como está a realização. Quais são os indicadores que utilizaremos para avaliar se o plano está dando certo (estamos mesmo caminhando para onde queremos ir?) e se algo estiver fora de rota, revisar e ajustar o plano. Existem várias ferramentas e técnicas de planejamento. Nosso trabalho é ensinar a você algumas dessas técnicas, para que você escolha aquela que melhor se adequa a você. Então, vamos traçar um plano de ação e dar o primeiro passo para realizar seus sonhos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *