Neoinsight

Planejamento. Todo mundo fala, mas nem todo mundo faz

Por Neoinsight

05/02/2021 às 11:00

Início de ano é sempre uma nova expectativa: sonhos, desejos, metas. Adquirimos um novo gás para colocar a mão na massa e começar tudo aquilo que foi planejado! Mas, será que o seu planejamento está sendo coerente?

Todos nós temos sonhos, desejos, metas e isso nos dá motivação para vivermos cada dia com foco e propósito; só que, muitas vezes nos deixamos levar pela emoção e vontade na hora de planejar o nosso futuro que esquecemos de levar em consideração o nosso limite, que é único – variando de pessoa para pessoa, e aí vem a decepção a sensação de incapacidade.

O planejamento é algo extremamente particular, precisa levar em consideração pontos importantes, como: sua rotina, quantidade de tempo livre, horas de sono (isso é super importante!) e acima de tudo seu autoconhecimento. Pois, o seu planejamento só será possível se você tiver plena consciência de que é, de fato, capaz de cumpri-lo.

Para iniciar o seu planejamento, você primeiro precisa entender que sonho, meta e tarefa são assuntos diferentes, mas que se complementam:

O sonho é o nosso propósito! Aquilo que nos faz seguir cada dia com fôlego, força e foco! E ele pode ser qualquer coisa, qualquer coisa mesmo, como: “Meu sonho é ser rica!”; “Meu sonho é ter um corpo musculoso!”; “Meu sonho é ter filhos!” ou ainda “Meu sonho é me sentir confortável comigo mesma!”. Para saber o seu sonho o autoconhecimento é extremamente importante, por isso, se você ainda tem alguma dificuldade neste quesito, procure se conhecer mais!

Viver o nosso sonho não é algo simples, mas é totalmente possível. A busca por ele nos faz pessoas melhores, mais vivas e satisfeitas. Para chegar ao ponto onde quer é preciso pegar o seu sonho e dividi-lo em metas para facilitar o processo. As metas são objetivos que compõem o seu sonho. É como se o seu sonho fosse quebrado em pedaços menores com prazo definido (esse ponto aqui é bem importante: toda meta tem um prazo!).

E, para cumprir as suas metas, você precisa definir tarefas ou metas menores, com um prazo menor do que da sua meta principal, de forma que se encaixem na rotina, nos seus limites. São aqueles pequenos trabalhos que executamos dentro de uma semana ou um quinzena, como: fazer 15 minutos de exercícios todos os dias; estudar 2 vezes na semana; separar um dia da semana para terapia; etc.

Com todos esses conceitos bem definidos você já consegue iniciar o seu planejamento que pode ser anual, semestral, trimestral ou até mesmo mais longo como para 5 ou 10 anos, você quem decide! 

E, por fim, mas não menos importante, nunca se esqueça de duas coisas importantíssimas:

  1. Comemore!

Cada meta concluída, por mais que você considere simples ou fácil, deve ser comemorada e desfrutada! Cada um de nós sabe o quanto de esforço colocou em cada meta e cada passo em direção ao nosso sonho é uma vitória!

  1. Respeite seus limites.

Volto a repetir: o planejamento é algo único. O seu sonho pode ser o mesmo de outra pessoa, mas a jornada em busca dele é só sua! Cada um lida de uma forma, cada um escolhe e desbrava um caminho, por isso, evite comparações. Referências e inspirações são sempre bem vindas, mas servem para nos dar ânimo e não desanimo!

E, se achar que ainda é necessário uma ajudinha para iniciar o seu planejamento, estou à disposição! Vamos encontrar a melhor maneira de você alcançar o seu sonho de forma feliz e gratificante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *