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Metodologias de organização de tempo

Organizar a nossa rotina é primordial para que possamos executar aquilo que nos propomos a fazer. Iniciar um projeto ou uma tarefa sem organizar como, quando e o motivo dela é praticamente impossível, mesmo que você inicie o processo, ele vai dar curtos passos até estagnar sem saber como seguir.

A organização é um hábito muito particular e para algumas pessoas pode ser difícil de iniciar. É importante ter uma base e entender de qual maneira a organização funciona melhor pra você, se é em um quadro, digitalmente ou em um caderno. Mas para ajudar nessas horas, podemos contar com as  metodologias de organização que são verdadeiros guias para colocar nossa vida em ordem. Elas servem para nos mostrar como a rotina pode ser mais simples e planejada! 

Existem algumas muito famosas como o GTD (do inglês “Getting Things Done®”) e a Komari que podem auxiliar muito no começo e conduzir de forma mais clara a organização.

O GTD é a metodologia criada pelo autor americano David Allen, e está no livro A arte de fazer acontecer, tem como objetivo provar que é possível gerenciar seu tempo e de tarefas (em qualquer área da vida) com bons resultados e ainda manter a paz, sem causar estresse.

Ela é composta, em resumo, por 5 passos:

  1. Coletar ou capturar: anote todas as coisas que chegam até você durante o dia;
  2. Esclarecer ou processar: analise cada uma das demandas que você anotou e diferencie o que eles são;
  3. Organizar: após decidir o que cada item é, você deverá categorizá-los. Algumas opções são (lixo – aquilo que não importa ou não deve ser feito; referências; arquivos – o que vale a pena ser guardado; fazer agora; aguardando e; ações futuras – essas são as práticas que você deverá executar na semana);
  4. Agir: Aqui você vai montar o seu workflow ou organizar como e quando as tarefas serão feitas e você deve levar em consideração seu ritmo, rotina e necessidades;
  5. Refletir: Aqui você deve revisar como foi a organização feita, o que funcionou ou não e o que pode ser melhorado.

Já a metodologia KonMari foi criada por Mari Kondo, escritora e  especialista em organização. O método propõe uma verdadeira revisão da sua relação com o seu lar e seus objetos através da modificação das relações com a casa e com a própria vida. Com muita ênfase  na simplicidade, o método foca em sempre exercer a política do “menos é mais.”

A metodologia é composta por 6 passos:

  1. Arrume tudo de uma vez: Você precisa separar um tempo considerável para isso.
  2. Crie categorias: Assim consegue agrupar o que deve ser agrupado e retirar o que não faz parte do grupo.
  3. Sinta alegria: A organização traz leveza, sinta-se feliz por isso.
  4. Agradeça e se despeça: Aquilo que não agrega mais na sua vida deve ir com um agradecimento por tudo aquilo que fez por você.
  5. Descartar para organizar: Menos é mais.
  6. Organizar é diferente de guardar: Não adianta nada um armário lotado de coisas bagunçadas ou uma lista gigante de tarefas fora de ordem e sem sincronia com a sua rotina.

Ainda existem muitas outras metodologias que você pode trazer para o seu dia a dia e dar o primeiro passo na  a sua organização, com certeza elas são de grande ajuda para que você consiga manter uma rotina saudável e recompensadora.