Organizar a nossa rotina é primordial para que possamos executar aquilo que nos propomos a fazer. Iniciar um projeto ou uma tarefa sem organizar como, quando e o motivo dela é praticamente impossível, mesmo que você inicie o processo, ele vai dar curtos passos até estagnar sem saber como seguir.
A organização é um hábito muito particular e para algumas pessoas pode ser difícil de iniciar. É importante ter uma base e entender de qual maneira a organização funciona melhor pra você, se é em um quadro, digitalmente ou em um caderno. Mas para ajudar nessas horas, podemos contar com as metodologias de organização que são verdadeiros guias para colocar nossa vida em ordem. Elas servem para nos mostrar como a rotina pode ser mais simples e planejada!
Existem algumas muito famosas como o GTD (do inglês “Getting Things Done®”) e a Komari que podem auxiliar muito no começo e conduzir de forma mais clara a organização.
O GTD é a metodologia criada pelo autor americano David Allen, e está no livro A arte de fazer acontecer, tem como objetivo provar que é possível gerenciar seu tempo e de tarefas (em qualquer área da vida) com bons resultados e ainda manter a paz, sem causar estresse.
Ela é composta, em resumo, por 5 passos:
Já a metodologia KonMari foi criada por Mari Kondo, escritora e especialista em organização. O método propõe uma verdadeira revisão da sua relação com o seu lar e seus objetos através da modificação das relações com a casa e com a própria vida. Com muita ênfase na simplicidade, o método foca em sempre exercer a política do “menos é mais.”
A metodologia é composta por 6 passos:
Ainda existem muitas outras metodologias que você pode trazer para o seu dia a dia e dar o primeiro passo na a sua organização, com certeza elas são de grande ajuda para que você consiga manter uma rotina saudável e recompensadora.