Neoinsight

Inteligência Emocional

Por Neoinsight

11/04/2022 às 18:00

Todo ser humano é capaz de evoluir e se tornar uma pessoa melhor. E, como o corpo que precisa de estímulos físicos para criar músculos e melhorar seu desempenho, nosso cérebro também precisa ser exercitado. 

 

A inteligência emocional é esse exercício para a nossa mente, para que possamos ensiná-la a analisar, entender e lidar com as nossas emoções. Comportar-se e agir de maneira emocionalmente inteligente, pode fazer toda a diferença em como você lida com as situações mais adversas, como pressão no trabalho, relacionamento familiar e até mesmo em relação às cobranças que faz a si mesmo.

 

Segundo Daniel Goleman, considerado o pai da inteligência emocional, essa é uma habilidade que pode ser desenvolvida ao longo da vida.  Quando bem trabalhada, favorece o bom relacionamento entre as pessoas, permitindo maior entendimento nas relações pessoais e de trabalho.

A inteligência emocional é um soft skill (competência comportamental) extremamente buscada por recrutadores nos dias atuais. O mercado de trabalho é uma área da nossa vida onde lidamos com pessoas muito diferentes ao mesmo tempo, com histórias, valores e gostos diversos e, a inteligência emocional nos auxilia a conduzir as relações interpessoais, ter uma comunicação efetiva e gerenciar conflitos, produzindo um ambiente agradável para todos os envolvido.

Treinar a sua inteligência emocional, com toda certeza, trará benefícios para a sua carreira. Existem diversos cursos e formações, além de conteúdos muito ricos sobre o assunto, mas o importante mesmo é o treino diário. Prestando atenção a cada situação, e isso pode ser feito a partir de 4 pilares simples:

Reconhecer as emoções: identificar sentimentos a partir de falas, expressões, gestos e outras formas de linguagem verbal e não verbal 

Usar as emoções: usar diferentes emoções para se comunicar de forma clara e precisa

Entender as emoções: compreender variações emocionais em suas diversas nuances

Gerenciar as emoções: administrar emoções e sentimentos próprios e alheios, mantendo o controle da situação e direcionando as conversas para seus objetivos.

Manter sua percepção aguçada, compreender seus sentimentos e reações, trabalhar uma comunicação mais assertiva e gerenciar emoções e sentimentos internos e alheios vai ser um grande diferencial na sua vida, em todos os aspectos. 

Em tempos de relações digitais, ter uma inteligência emocional bem estruturada vai te posicionar e preparar melhor para os desafios do dia a dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *