16/09/2022 às 10:50
A empatia é um exercício diário e eterno. Ela deve ser praticada em todos os dias da nossa vida, pois a cada nova experiência nos abrimos para novas perspectivas e opiniões que antes poderiam ser distantes da nossa realidade.
Saber ouvir também é um ato de empatia. Vai além de abrir um sorriso e dizer “eu entendo”. É compreender de fato, respeitar e aceitar o outro ou a situação. Acolhendo sem julgamentos.
Estar presente na hora de escutar alguém é um dos maiores presentes que podemos dar gratuitamente nos dias atuais. Prestar atenção aos detalhes, interagir e saber falar somente quando for o momento certo envolve calor humano, presença e carinho.
Além disso, ao praticar a escuta, você não só entende um ponto de vista, mas também amplia sua visão e entender mais sobre o coletivo é fundamental para, por exemplo, vislumbrar soluções em situações ou locais nos quais você não estaria procurando.
Dessa forma, quando for ouvir alguém, antes de tudo seja verdadeiro. Se você, naquele momento está incapacitado de dar ao outro a atenção que ele merece, explique. Mesmo que possa parecer rude (e não é) quem está do outro lado entenderá que você quer prestar atenção e ser um bom ouvinte. Sugira um outro momento e mantenha-se presente.