Neoinsight

Coloque o acolhimento em prática no seu dia a dia

Por Neoinsight

20/09/2021 às 15:00

No dicionário “acolher” significa ato ou efeito de acolher; acolhida; maneira de receber ou ser recebido; recepção; consideração. Dentro deste contexto, uma palavra chama bastante atenção: consideração.

Quando você de fato considera algo ou alguém, você pensa sobre ele, você reflete, em algum momento a sua mente se ocupa com aquilo e isso é a base do acolhimento. Acolher é se importar, independente de qualquer circunstância, é reconhecer o protagonismo de quem seja dentro da situação.

Ser acolhedor é mais do que dar um abraço ou um beijo, é um exercício diário que fazemos com os outros e seus sentimentos e com nós mesmos e nossos sentimentos.

1. Ouça

O princípio básico de acolher é ouvir, é estar aberto a escutar o que o outro tem a dizer o que você mesmo precisa falar, sem julgamentos. Sem questionar, ouça tudo, deixe toda e qualquer informação ser dita, não se arme com a sua experiência e seus argumentos, esteja aberto.

2. Reconheça e respeite a diversidade

Aquilo que parece fora do nosso comum ou da nossa bolha pode causar estranheza. De forma alguma permita que isso evolua dentro de você, é importante saber que ninguém e nada vai ser exatamente perfeito ou igual como achamos que deve ou pode ser. A diferença é que o nos torna únicos e plenos. Dessa forma, aprenda a lidar e conviver com as diferenças.

3. Seja generoso

Ser generoso com quem está à sua volta e com você mesmo. Não é sair por aí distribuindo presentes e sim ser presente, dedicar algum momento, ser gentil e compreensivo com a situação.

Se você já entende que aplica esses passos no seu dia a dia, mas ainda fica na dúvida se de fato está tendo um comportamento acolhedor, acrescente mais um passo na sua rotina: a lista da gratidão.

Dentro das suas possibilidades, seja diariamente ou semanalmente ou a cada 2 dias, faça uma lista de gratidão, pelo menos 3 coisas que fizeram você sentir gratidão no seu dia e perceba quando começarem a aparecer frases como “ajudar fulano” ou ainda “não me cobrar tanto com a tarefa x”. Quando esses casos aparecem você está sendo acolhedor.

O acolhimento envolve proteção, carinho, cuidado, respeito e empatia, mas acima de tudo envolve entrega de nós mesmo para com os outros e o nosso interior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *