14/07/2021 às 16:00
Apesar de às vezes enxergamos autoestima e vaidade como sinônimos, esses sentimentos são bastante distintos em sua natureza e consequência.
Enquanto a autoestima gera valor e amor próprio e faz com que enxerguemos nossas capacidades e aceitemos nossas falhas e dificuldades, a vaidade faz com que façamos uma mudança para tentar sobressair perante aos outros, destacando ao máximo alguma característica.
A autoestima está ligada ao nosso autoconhecimento, o quanto conhecemos de nós mesmos e como nos sentimos em relação a isso. A autoestima não se importa com o que os outros pensam, já a vaidade liga bastante para a opinião alheia. A vaidade é alimentada pelo o que as pessoas pensam de nós e, por isso, é associada a questões estéticas, como peso, corte de cabelo, vestimentas, tudo aquilo que fica super exposto e pode ser visto por qualquer um.
Mas, não é por isso que cuidar da aparência é algo ruim. Longe disso! Entretanto, esse cuidado deve partir da nossa vontade, do desejo interno da mudança e não para que os outros a vejam e exaltem.
Podemos sentir a vaidade a qualquer momento, é normal. O nosso trabalho é cuidar para que ela não vire uma necessidade, ou seja, não alimentá-la, deixá-la ali quietinha. Enquanto a nossa autoestima deve ser alimentada um pouquinho a cada dia, com cuidado e amor.
Quando temos uma autoestima elevada, nos tornamos pessoas mais felizes, satisfeitas e úteis para nós e o mundo à nossa volta!