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Como medir a saúde organizacional da sua empresa?

Por Neoinsight

15/06/2021 às 18:00

A saúde organizacional está relacionada à saúde da empresa como um todo, englobando o clima da instituição e as condições de trabalho oferecidas aos colaboradores.

Atualmente vivemos tempos cada vez mais estressantes por conta de cobranças tanto dentro quanto fora das organizações. Cada vez mais as pessoas veem a necessidade de produzirem a alcançarem resultados eficazes e rápidos. E essa cobrança, dentro das empresas, deveria vir acompanhada de uma liderança equilibrada, bons relacionamentos e alinhamento. Mas, nem sempre é assim que acontece e é aí que entra a saúde organizacional.

É essencial saber o quanto saudável uma empresa está e essa medição deve ser periódica, uma rotina para que se possa sempre corrigir e melhorar pontos de atenção e problemas. Gerando impactos significativos na produtividade da empresa e até nos lucros e expansões.

Para medir a saúde organizacional é necessário olhar para 3 pontos:

 

  1. Produtividade

Quando uma empresa não está saudável, a produtividade torna-se baixa. E isso pode ocorrer por diversos fatores, como: condições de trabalho, ergonomia, gestão, ambiente organizacional, política interna e valores organizacionais

 

2. Absenteísmo

O absenteísmo também é um assunto que deve ser abordado nos programas de saúde de todas as empresas.  O ambiente de trabalho tem grande impacto sobre faltas e atrasos dos colaboradores. Ou seja, o absenteísmo e o turnover podem ser consequência direta da baixa saúde da organização. Por isso, é importante saber como administrar todos os possíveis conflitos internos, resolver os problemas rapidamente, tomar decisões, evitar a procrastinação, oferecer condições adequadas para o desenvolvimento das tarefas e eliminar comportamentos nocivos.

 

3. Clima Organizacional

Esse indicador de satisfação, consegue mensurar os diferentes aspectos da cultura ou realidade da organização. Por meio dele é possível indicar o grau de aceitação do colaborador em relação a políticas de RH, modelo de gestão, processo de comunicação, valorização profissional e identificação com a empresa.

 

A pesquisa de clima organizacional é a principal ferramenta para medir como está a saúde da empresa. Mas é importante que essa pesquisa seja aplicada com segurança para os colaboradores, ou seja, é imprescindível que eles estejam confortáveis a respondê-la com sinceridade, sem receio de represálias. E, claro, que após a pesquisa, medidas sejam tomadas, mostrando a efetividade do processo. Se a pesquisa for aplicada e não houver nenhum retorno, o colaborador poderá se sentir desmotivado a responder às próximas.

A pesquisa deve conter perguntas relacionadas à satisfação com a função, ao relacionamento, à transparência, ao alinhamento com a organização, à comunicação interna, aos resultados e ao que mais achar relevante. Pode-se usar o formato de múltipla escolha, com respostas como:”sim”, “não” e “talvez” ou com nível por notas, por exemplo, “de 0 a 10, qual o seu nível de satisfação?”. Lembrando que ouvir a opinião do colaborador também é muito importante!

A saúde organizacional determina o quanto a empresa conseguir produzir no momento, permite projeções para o futuro, além de desenvolver laços de confiança e conforto com todos que estão envolvidos!

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