Neoinsight

5 dicas para manter a produtividade

Por Neoinsight

15/06/2021 às 18:00

A produtividade é constância. É hábito.

Há quem discorde das afirmações feitas acima. tem também quem acredita que a produtividade é uma escalada sem fim, onde o topo se move cada vez mais para o céu, fazendo com que você tenha sempre que se superar e produzir mais e mais. Este pode ser um conceito de produtividade, mas é uma produtividade tóxica.

A cada ano que passa o mercado de trabalho torna-se mais competitivo, alguns estudiosos atribuem isso ao fenômeno das redes sociais, onde tudo é “postável“, sempre da melhor, mais produtiva, exuberante e pomposa forma possível. E, com isso, pessoas se esforçam mais e mais para ultrapassar seus limites a cada instante para ter chance de crescer na carreira e alcançar seus objetivos.

Um parêntese para uma reflexão importante: essa competitividade e a necessidade de ser sempre o/a melhor não está ocorrendo só no mercado de trabalho. As redes sociais, se não usadas com parcimônia e sabedoria, podem causar danos a outras áreas da nossa vida, não só a profissional.

Mas, voltando para a produtividade… Ela é como uma engrenagem que para se manter funcionando bem precisa de manutenção, limpeza, lubrificação… Existem diversas formas de melhorar a sua produtividade, mas alguns passos simples vão te ajudar a deixá-la sempre funcionando bem!

 

  1. Planeje.

Parece repetitivo e receita de bolo, mas não é. O planejamento é fundamental para que você mantenha a sua produtividade. Liste seus objetivos, metas e tarefas para que você consiga entender seus limites e organizar a sua rotina.

 

2. Não seja multitarefas!

Se você organizar e planejar a sua rotina, planos e ideias vai conseguir mensurar o seu limite. Com isso, entenda que você não precisa fazer absolutamente tudo e nem tudo ao mesmo tempo ou no mesmo prazo. Faça bem feito de acordo com o seu tempo.

 

3. Saiba delegar.

Não faça tudo sozinho. Delegue tarefas a outras pessoas, peça ajuda. 

 

4.Faça um balanço.

Este é um dos pontos mais importantes e também menos praticados. Se você não tem o costume de fazer balanços de períodos, a famosa avaliação, comece a fazer já! Mensurar os avanços e o caminho percorrido é fundamental para melhorias e solução de problemas e acima de tudo: comemorar o que foi conquistado!

 

5. Não seja produtivo o tempo todo.

Parece contraditório, mas não é. Tenha momentos de ócio, faça nada ou faça algo por prazer. Cuide de você e de quem ama, faça exercícios, leia, dance… Faça algo que não seja produtivo para mais nada além do seu bem-estar.



E, por fim, entenda que você não é perfeito. Uma hora você irá esbarrar com alguém que fez algo que você acha muito superior ao que fez ou faz. Por isso, não se compare. Permita-se usufruir das suas conquistas de forma plena! Ser produtivo também é ser satisfeito com o que você consegue fazer do seu jeito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *