18/12/2020 às 19:00.
O tempo todo fazemos planos e queremos que dêem certo. Alimentamos uma força muito importante e que faz toda a diferença na nossa vida, a força da esperança. Se não temos esperança, não caminhamos em direção ao futuro, aos nossos objetivos. A esperança, aquela voz que nos diz que vai dar tudo certo, nos impulsiona a não desistir.
A expectativa, por outro lado, tem uma característica um pouco diferente pois carrega um traço de ansiedade. E isso pode nos aprisionar. A esperança está ligada ao reconhecimento de que existem várias possibilidades para o futuro e a escolha de acreditar que os resultados serão positivos. A expectativa é um pouco querer que as coisas sejam exatamente como imaginamos. E muitas vezes criamos falsas expectativas. E nos frustramos.
Criamos expectativas de que as pessoas tenham o mesmo comportamento que teríamos, de que o mercado responda exatamente da mesma maneira como respondeu antes, até de que a vida siga em um caminho já conhecido.
Aí, as coisas acontecem de forma diferente e nós ficamos bastante frustrados. É importante ter expectativas, mas o mais importante é alimentar a esperança e ir atrás dos nossos objetivos, sempre avaliando mais de uma opção, construindo planos alternativos e tendo flexibilidade para mudar a rota quando necessário.
E com esperança!