18/11/2020 às 19:00.
Vem aí a Black Friday! Vem aí um monte de ofertas (nem sempre reais) de um monte de coisa que você nem tem certeza se precisa de fato, mas compra no impulso só porque está com desconto.
Que tal fazer diferente só pra variar um pouco?
Você já ouviu falar em consumo consciente? Se não, deixa eu te contar… O consumo consciente é um movimento que desperta o nosso olhar para um modelo de compra com mais significado, com propósito.
Produzir menos lixo, conhecer a origem e os processos de fabricação dos produtos e saber os impactos que eles causam ao longo de toda sua vida útil, da extração da matéria-prima ao descarte final, são algumas das atitudes que fazem parte do consumo consciente.
O consumo consciente é aquele que leva em conta, ao escolher os produtos que compra, o meio ambiente, a saúde humana e animal, as relações justas de trabalho, além de questões como preço e marca. O consumidor consciente sabe que pode ser um agente transformador da sociedade por meio do seu ato de consumo.
Alguns estudiosos do assunto desenvolveram 12 princípios do consumo consciente, separo aqui os 7 que acredito terem mais valor:
1.Planeje suas compras
Não seja impulsivo nas compras. A impulsividade é inimiga do consumo consciente. Planeje antecipadamente e, com isso, compre menos e melhor.
2. Avalie os impactos de seu consumo
Leve em consideração o meio ambiente e a sociedade em suas escolhas de consumo.
3. Consuma apenas o necessário
Reflita sobre suas reais necessidades e procure viver com menos.
4.Reutilize produtos e embalagens
Não compre outra vez o que você pode consertar, transformar e reutilizar.
5.Use crédito conscientemente
Pense bem se o que você vai comprar a crédito não pode esperar e esteja certo de que poderá pagar as prestações.
6.Conheça e valorize as práticas de responsabilidade social das empresas
Em suas escolhas de consumo, não olhe apenas preço e qualidade do produto. Valorize as empresas em função de sua responsabilidade para com os funcionários, a sociedade e o meio ambiente.
Praticar o consumo consciente pode parecer algo muito difícil, mas não é, é uma questão de consciência e hábito. Todo o nosso comportamento gera impacto no planeta, na economia e nas nossas vidas. E com o consumo não é diferente. Por isso, é necessário repensar a forma como compramos e descartamos.