É importante começar aqui falando que a escolha da carreira é um dos passos mais difíceis da nossa vida, quiçá o mais difícil! Por isso, é muito normal em algum momento das nossas vidas a gente se questionar sobre essa escolha e, muitas vezes, decidir que é hora de mudar. E tudo bem!
A mudança de carreira pode assustar muito, porque ela geralmente acontece quando já estamos no mercado de trabalho, às vezes já consolidados dentro de uma empresa e isso traz insegurança quando pensamos em “voltar tudo novamente” e recomeçar. Por isso, o primeiro passo para trilhar o caminho da transformação de carreira é mudar a nossa forma de pensar (mindset).
Para muita gente a decisão da mudança de carreira vem de um momento de cansaço prolongado, insatisfação e até depressão. Se você percebe que a sua ansiedade anda invadindo a sua vida profissional de forma constante e gerando situações e sensações ruins ou ainda vê que suas ações não suportam seus objetivos, mesmo tendo clareza de onde quer chegar e de qual é o seu propósito, as suas ações não contribuem na construção desse futuro que você planeja. Você se mantém num ciclo de decisões autodestrutivas que alimentam hábitos ruins. E outro sintoma muito comum: você está sempre procurando emprego. Essa inquietação mostra a sua insatisfação. Você não suporta a ideia de trocar de emprego, empresa e até de cargo se mantendo na mesma área de atuação. Se você se encontrou em algum ou alguns desses pontos, talvez seja hora de rever a sua carreira.
Entretanto, é fundamental ressaltar que a sua mente precisa estar tranquila e segura quanto a essa decisão. Sempre haverá uma opinião contrária de alguém que é estimado, as críticas… Então, trabalhar seu autoconhecimento e seus pensamentos e gatilhos para passar por este processo é o primeiro passo para que tudo dê certo.
Depois, o passo que você deve dar é montar um plano de ação para saber quais caminhos deve seguir, já adianto aqui que você deve levar em consideração pontos importantes como: saúde financeira (se você irá, por exemplo, deixar seu emprego para estudar, tenha uma boa reserva), tempo dedicado (o quanto de tempo você irá dedicar ao processo? Haverá necessidade de abrir mão de algo?) e recursos necessários (o que você precisa para atingir seus objetivos?). Com um planejamento bem feito, você terá mais segurança.
A última dica que se pode compartilhar aqui sobre a mudança de carreira é que essa jornada pode ser mais dura e cansativa do que se espera. Assim, poder contar com um profissional para te auxiliar neste caminho é um fator decisivo para manter-se constante e focado ao longo do tempo.