17/11/2022 às 16:40
Saber onde você se encontra é o primeiro passo para definir suas metas e planejar as próximas etapas do seu projeto. Dessa forma, realizar revisões em determinadas janelas de tempo é fundamental.
Ter uma rotina de revisões é uma questão de hábito e deve fazer parte do seu dia a dia de forma natural e leve. Para isso é importante que você encontre o melhor jeito, plataforma e tempo para realizar a sua revisão, além de se dedicar para transformar essa tarefa em uma constante na sua vida. Porque, como todo hábito, é difícil começar e manter o ritmo!
Por mais que a revisão deva ser realizada de maneira única e pessoal existem princípios básicos que podem auxiliar o seu raciocínio na hora de avaliar o que foi feito.Vou te contar aqui os principais:
Às vezes a gente acaba poetizando as nossas metas porque para nós elas muitas vezes fazem parte de um sonho. Mas ao longo do processo isso pode se tornar confuso. Então, seja sempre sucinto em relação a quais são as suas metas.
Da mesma forma que as metas e objetivos, suas tarefas devem conter somente as instruções necessárias para a execução. Se essa tarefa está correlacionada com alguma outra, deixe isso no seu planejamento macro para que a sua visão seja clara. Entretanto, no momento de especificar a tarefa, seja direto.
Quando você tem um plano bem traçado contemplando todas as etapas, necessidades e prazos você consegue revisar e acompanhar a sua evolução com facilidade.
Se houve algum bloqueio, falha ou mudança, deixe isso claro na sua revisão. Imprevistos acontecem, mas devem ser avaliados e usados como aprendizagem.
Sempre vai acontecer de alguém precisar de você, seu dia ter começado bagunçado ou até mesmo aquela preguicinha… Seja firme! Reflita se esse outro compromisso é realmente tão urgente/importante quanto a revisão. Se você não tiver um grande e imediato SIM, esse compromisso pode ser adiado.
Com as revisões e avaliações periódicas você terá mais consciência e fôlego para manter as próximas etapas do seu projeto. Além de te dar clareza da sua evolução ao longo da jornada, que é outro ponto fundamental para manter a disposição ou realizar um ajuste de rota.