16/09/2022 às 10:45
O autoconhecimento é uma jornada para toda vida. Não existe ninguém que possa dizer que se conhece completamente, até porque o nosso autoconhecimento é composto pelas nossas experiências.
Ele é composto por etapas de questionamentos e entendimentos com base em profunda reflexão e busca por melhoria contínua. E, conforme nossas percepções sobre as nossas experiências vão moldando o nosso ser e gerando o autoconhecimento, automaticamente começamos a perceber o que nos faz ter sensações boas ou ruins. Aprendemos a identificar os nossos limites e os gatilhos para determinados sentimentos.
E quando chegamos a essa clareza de percepções, temos muito mais facilidade em cuidar de nós mesmos, sendo mais empáticos em gentis com nossos sentimentos e pensamentos. Alcançamos a capacidade de cuidar de nós mesmos, não só fisicamente, mas também mentalmente. Enxergando quais são os limites e conseguindo impô-los de forma firme.
Assim, é possível afirmar que o nosso autocuidado tem origem no autoconhecimento e com o passar do tempo vamos sendo mais cuidados conosco ao passo que aprendemos mais sobre nós mesmos.