Neoinsight

Que tipo de líder você é?

Por Neoinsight

19/07/2022 às 18:30

Ser um líder é diferente de ser um chefe, isso todo mundo sabe, mas como ser um líder? Como despertar a liderança que existe em cada um de nós?

Um líder tem três características básicas: empatia, boa comunicação e autoconhecimento. Esses três pilares fortalecem a base de outras competências  que são importantes na liderança de equipes e projetos.

Através da empatia desenvolvemos a escuta atenciosa e prestativa, entendendo realmente a situação do outro, entrando naquela situação de coração, buscando sentir os mesmos sentimentos daquele que nos fala. Um bom líder sabe se colocar no lugar do outro (como se fosse o outro) e entender cada situação fora da sua própria perspectiva.

Uma boa comunicação é fundamental. Saber como se expressar, principalmente de forma não violenta e clara, faz com que o receptor ouça com mais atenção, absorva melhor a mensagem e saiba como lidar com ela.

O autoconhecimento é a chave! Se conhecer antes de conhecer o outro. Respeitar e redefinir  nossos  sentimentos e percepções faz com que consigamos ser mais empáticos, nos comunicar melhor e também lidar melhor com as mais diversas situações do dia a dia vindo de locais e pessoas diferentes, com valores, histórias e objetivos diversos.

Além dessas habilidades básicas e inerentes a qualquer líder, existem aquelas características únicas que nos diferenciam e fazem do nosso trabalho a melhor entrega para a situação. Essas habilidades geraram tipos de classificações de líderes, como:

  • Conector: Tem o dom de enxergar pessoas e realizar conexões entre elas de forma única, acreditando que as diferenças podem se unir em grandes realizações
  • Estimulador: É aquele que sempre está com a energia lá no alto. Consegue deixar o ambiente motivado, estimulando o time a se doar e fazer acontecer! Tem o perfil “mão na massa” e o time o acompanha.
  • Pioneiro: É o motivador de novas ideias, sem medo do fracasso. Sempre visando projetos futuros e novas experiências.
  • Criador: Tem o costume de pensar sozinho e desenvolver a base de suas ideias antes de levá-las para o time.
  • Acessível: Sempre disponível, disposto a ouvir e a aprender. O time recorre a ele por ser um bom conselheiro.
  • Equalizador: Busca sempre alinhar e equilibrar tudo: entregas, trabalho e relações.

Ser um líder é uma grande responsabilidade. É preciso estar junto, crescer junto e acima de tudo, enfrentar o dia a dia junto com a equipe, reconhecendo suas vulnerabilidades e mantendo o time  motivado e feliz com o trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *