17/02/2022 às 11:00
Para que você possa viver de forma mais feliz e plena é importante que você saiba medir exatamente como estão as áreas da sua vida. Um passo importante a se dar na busca por uma rotina mais organizada ou um planejamento mais bem estruturado é entender em que temperatura estamos dentro de cada setor da nossa vida.
Para isso é necessário fazer uma avaliação focada na área que você deseja examinar para entender quais são as suas sensações, prioridades e motivações relacionadas à ela. Uma ferramenta muito conhecida e simples de usar para fazer essa avaliação, mas da vida, de uma forma geral é a roda da vida, palestrante motivacional Paul J. Meyer nos anos de 1960. Através da roda da vida você consegue dar níveis de intensidade à áreas da vida, como saúde, trabalho e autocuidado, mas a minha proposta aqui é que você consiga fazer essa mesma metodologia de avaliação, mas focando em uma única área da vida. Pensando nisso, desenvolvi a Roda da Satisfação.
Ela foi desenvolvida com base no modelo PERMA, do psicólogo Martin Seligman, que olha para os principais elementos que constituem uma vida satisfatória e feliz. Seu objetivo é fazer com que você avalie cada setor da sua vida levando em consideração se você está construindo emoções positivas em relação à esse setor; se você enxerga um propósito naquilo; se está construindo boas relações; se tem separado tempo para fazer coisas de que goste e, ainda, se tem conseguido comemorar suas realizações.
Para utilizar, é importante que você tenha um momento tranquilo para que possa focar de fato no setor da sua vida o qual deseja avaliar. Você pode imprimir ou copiar em um papel e usar canetas e lápis coloridos ou utilizar um programa para interagir digitalmente com o arquivo e preencher os níveis de intensidade de cada pedaço da roda de acordo com o setor da sua vida escolhido.
A Roda da Satisfação é uma forma de te trazer mais clareza até na hora de tomar algumas decisões, como por exemplo, trocar de emprego. Se você recebeu uma nova proposta e ficou na dúvida, faça o exercício pensando no seu emprego atual e preencha os campos de acordo com o que sente e vive. No final o resultado será muito útil para que você perceba se é válido trocar ou não de emprego.
Outro uso fundamental da Roda da Satisfação é a rotina de visita. Separe um período para revisitar a sua roda da satisfação e verificar se a avaliação mudou em cada um dos campos, faça uma nova e compare. Isso vai te ajudar a entender o que você conseguiu evoluir.