Neoinsight

3 apps para organizar seu projeto

Por Neoinsight

17/01/2022 às 11:00

Gerir um projeto não é tão simples, ainda mais se esse projeto é o seu empreendimento. Existem muitas tarefas, necessidades e compromissos que precisam ser mapeados e controlados para que todos os pontos do projeto estejam alinhados e possam caminhar.

Parece mais do mesmo (e até é), mas para que qualquer coisa na sua vida caminhe bem você precisa de organização, seja para tocar o passo a passo do projeto, para entender a sua evolução e também para identificar melhorias, vitórias e problemas. E, quando entramos no assunto organização existem diversos métodos, apps, planners e agendas, alguns mais engessados outros mais fluídos… O ponto principal é que você precisa saber o que funciona para você, essa é a minha grande dica: experimente o que funciona para você, mesmo que você junte dois ou mais metodologias ou plataformas.

Tem muita gente que usa um app só e funciona super bem! Tem quem use uma agenda física e uma eletrônica e tem quem use um grande quadro na parede com post its… Eu separei aqui 3 apps que combinados podem te ajudar a organizar melhor o seu projeto e até o seu dia a dia, são eles: Google Agenda, Trello e o Google Keep.

O Google Agenda é a fonte de todas as informações de compromissos, horários e todo o planejamento. Você pode deixar seu dia completamente mapeado se for necessário, contemplando até mesmo as pausas. Fora que o app é dinâmico, você consegue ajustar e realocar qualquer compromisso e pode incluir outras pessoas. Você pode usar códigos de cores e abreviações para entender melhor visualmente o seu planejamento.

O Trello é o queridinho de muitos! Ele é, sem dúvida, um dos apps mais completos para organização. Os boards conseguem se adaptar bem aos mais diversos projetos, fora todos as extensões que você pode incluir para incrementar o seu mapeamento. O estilo Kambam do board te dá uma visualização ampla e te ajuda a  ter controle sobre tudo que está acontecendo e como vão as coisas. Por ter mais funcionalidades, é interessante que você use o Trello para armazenar o máximo de informações possíveis sobre cada tarefa.

Por fim, o Google Keep para anotar tudo aquilo que seja uma tarefa recorrente, próximos passos, ideias e referências, fora que ele também pode ser compartilhado com outras pessoas, então a lista do mercado pode ser compartilhada entre todos da casa, assim como as tarefas domésticas. E também tem a praticidade de salvar links, imagens e prints, seja no celular ou no computador.

Para todos os 3 apps da lista existem outros que possuem as mesmas funcionalidades e até mais recursos, mas que basicamente mantém a entrega, dessa forma, é importante que você faça testes. 

O que eu quero trazer aqui é uma reflexão sobre a necessidade de ter tudo em um único lugar, seria incrível, né? Esses famosos super apps estão em alta, mas nem sempre eles atendem ao que você realmente precisa, por isso, não se limite a ficar só com um, se sente falta de algo, busque novas possibilidades, faça combinações até do eletrônico e do analógico! O importante é que funcione para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *