08/12/2021 às 15:00
O feedback é uma ferramenta poderosa tanto para as empresas quanto para os colaboradores! Ela oportuniza a melhoria para o atingimento de objetivos, afinal, quando se sabe para onde se quer ir, entender a melhor maneira de se chegar até lá, pode dar um ânimo extra!
É comum recebermos feedbacks na nossa carreira, vindos da chefia, clientes, colegas… É uma forma de entender como está a percepção do comportamento e entregas que temos no ambiente de trabalho.
Ao recebê-lo ficamos, às vezes, sem saber o que fazer com ele… Como utilizar aquele depoimento a nosso favor, fazendo os ajustes necessários para a carreira? Separei 4 passos para te ajudar a tirar o máximo de proveito do retorno recebido.
Saiba ouvir
É muito importante ouvir o feedback até o final sem interromper quem está lhe falando. Deixe o interlocutor discorrer tudo até o final de forma confortável, por isso que sua postura também é importante! Evite ficar de braços cruzados ou desviar a sua atenção constantemente. Preste atenção em tudo e se possível anote os principais pontos.
Evite rebater
Principalmente no momento de um feedback negativo. É completamente normal que tenhamos o impulso de nos defender no momento em que achamos que estamos acuados ou que nossas falhas estão sendo apontadas, mas é fundamental exercer o autocontrole e ouvir com atenção até o final. E mesmo após o final, o ideal é que você reflita com calma sobre o que ouviu e tenha certeza do que irá falar em sua defesa.
Faça uma análise
Após ouvir tudo com calma e se possível anotar, pare, respire e reflita. Você não precisa digerir e analisar tudo de uma vez com rapidez, o ideal é que você faça uma boa pausa e pense sobre o feedback: quais pontos foram positivos, o que você pode melhorar e até o que há de justificativas para os pontos negativos.
Planeje seus próximos passos
Inclua no seu planejamento a análise do seu desempenho, os pontos fortes e fracos e as soluções: será que um curso de determinada habilidade será útil? O que eu posso aprender ou aperfeiçoar? Nem sempre as mudanças são imediatas, mas precisam de dedicação e constância!
Agora que você já sabe como lidar com seus feedbacks, busque entender com seus gestores qual a periodicidade desse evento e como você pode contribuir para que eles sejam sempre o mais valiosos possível!