13/08/2021 às 16:00
A sigla que tomou conta dos assuntos no mundo corporativo, em inglês, significa Environmental, Social and Governance ou, em português, meio ambiente, social e governança. O termo representa um conjunto de medidas propostas para que uma empresa se torne realmente comprometida com algumas das causas citadas.
Em um resumo simples, o ESG pode ser entendido como um manual de boas práticas para empresas do mundo inteiro que procuram não somente dar retorno financeiro aos acionistas, mas também a todas as partes interessadas no negócio. Se engana quem pensa que para ter lucros altos, uma empresa precisa abrir mão de contribuir para um planeta mais sustentável e justo. Cuidar do meio ambiente, ter responsabilidade social e adotar melhores práticas de governança são, na verdade, fatores que ajudam positivamente no balanço das empresas.
Para entender melhor o ESG, vamos olhar a sigla separadamente, começando pela letra “E” que em português representa “meio ambiente”. Essa é a área que mais atrai investidores! A empresa precisa ter projetos e práticas de resgate e preservação da fauna e/ou flora bem planejadas e executadas. Ter uma visão na qual a sustentabilidade esteja totalmente ligada a estratégia da companhia é fundamental.
O “S” diz respeito às relações com as pessoas e comunidades. Representa a habilidade da empresa de cuidar de questões e tendências de trabalho e política, implementando programas de inclusão e diversidade de colaboradores, de apoio e colaboração com comunidades no entorno, por exemplo. Para se ter sucesso nesta parte é vital que a empresa possua um valor compartilhado no qual todos da cadeia sejam contemplados.
Por fim, o “G”, que representa “governança corporativa”, engloba questões relacionadas à transparência financeira e contábil, ética e responsabilidade perante riscos. Esse talvez seja o mais importante dos três pilares, pois afeta os outros dois. Aqui é importante que as empresas adotem políticas de independência, equidade e diversidade em seus conselhos e medidas de integridade e anticorrupção.
O ESG é uma tendência mundial para que possamos continuar avançando tanto tecnologicamente quanto financeiramente sem agredir nenhuma das partes do negócio, pelo contrato, preservando-as e desenvolvendo-as dentro de seus universos.